Entenda a diferença entre bem ativo e bem passivo

Venha aprender um pouco mais sobre planejamento financeiro com a Triê!

- atualizado

Sabemos que muitos de nossos clientes são empreendedores ou microempreendedores individuais e, por isso, têm muito interesse em assuntos relacionados à educação financeira. Hoje, aqui no nosso blog, você vai solucionar algumas dúvidas técnicas em relação a bens ativos e passivos. Vem com a gente!

O ativo de uma empresa representa todas as posses dela. Já o passivo representa todas as despesas e obrigações financeiras que ela possui. Esses termos têm total relação com as contas a pagar e a receber. Na hora de organizar a contabilidade da empresa, é comum que o empreendedor se depare com os termos ativo e passivo, especialmente no momento de elaborar o balanço patrimonial (e também em outras atividades).

A principal diferença entre ativo e passivo na contabilidade de uma empresa é que o primeiro representa todas as entradas financeiras e bens de uma empresa, enquanto o passivo diz respeito a todas as suas despesas e dívidas. Mas, hoje, nossa intenção aqui no blog é ir um pouco além nesse assunto. Vamos lá?

Ativo

Quando falamos dos ativos de uma empresa, estamos falando de tudo aquilo que representa valor a ela. Nisso, podemos incluir o dinheiro em caixa, os bens que ela possui (como por exemplo maquinário, frota e imóveis), créditos que tem a receber e até mesmo os direitos que ela possui sobre uma entidade econômica. Afinal, uma empresa pode ser sócia de outra, certo?

Na prática e de uma forma simples, quando falamos dos ativos de um negócio, estamos falando da soma de todo o valor que a empresa possui.

Dentro desse conceito, existem ainda os ativos circulantes e os ativos não circulantes. Vamos entender melhor cada um deles?

Os ativos circulantes são os direitos e bens que podem ser transformados em dinheiro em um curto prazo. Trata-se, portanto, do caso do próprio dinheiro em caixa, de mercadorias nas prateleiras ou em estoque, da dívida dos clientes, entre outros.

Já os ativos não circulantes são direitos ou bens cuja conversão em dinheiro se dá a médio ou longo prazo, como ativos fixos (imóveis, maquinário, veículos), ativos intangíveis (patentes, softwares e tecnologias desenvolvidas) e ativos realizáveis no longo prazo (investimentos, recuperação de impostos ou empréstimos cedidos).

Passivo

Os passivos, como já sabemos, representam todas as despesas, dívidas e obrigações financeiras da empresa. Ou seja, eles são a soma de toda a saída de capital do empreendimento.

Dentro desse conceito, temos igualmente algumas subdivisões, que são os passivos não exigíveis e os exigíveis. Os passivos não exigíveis se referem ao patrimônio líquido da empresa e ao capital social de seus sócios. Já os exigíveis possuem a mesma divisão comentada anteriormente: passivos circulantes e não circulantes.

Os passivos circulantes são aqueles que a empresa precisa quitar dentro do ano de exercício vigente. Ou seja, salários, encargos, impostos, bônus, títulos, parcelas de empréstimos e despesas com fornecedores.

Os passivos não circulantes são as dívidas e despesas que precisam ser pagos em um prazo além do ano de exercício vigente. Falamos de despesas contingentes (fruto de ações legais ou trabalhistas), financiamentos que excedam o exercício, entre outros.

Para manter a saúde financeira do seu negócio, é necessário equilibrar os ativos e passivos da sua empresa, a fim de gerar lucro no final das contas.

Dicas para melhorar a saúde financeira do seu negócio.

Faça um controle das suas finanças registrando todas as movimentações financeiras. Anote todas as entradas e saídas e tenha em mente todos os valores e contratos referentes aos seus bens e direitos.

Busque, também, o auxílio de um contador. Ele pode ajudar você a organizar suas finanças e, especialmente, servir de assessoria para que você não deixe de cumprir com as obrigações financeiras. É ele quem vai ajudar sua empresa a se manter em compliance com as melhores boas práticas de contabilidade, sendo indispensável para a manutenção financeira da sua empresa.

Lembre-se, também, que existem hoje diversas soluções tecnológicas para auxiliar o seu gerenciamento. Você pode utilizar uma planilha de fluxo de caixa ou, melhor ainda, um sistema de gestão financeira.

Com o uso da tecnologia, você automatiza o lançamento de dados e, com dashboard financeiro, pode avaliar em tempo real a situação do seu ativo e passivo.

Gostou do nosso conteúdo? Continue no nosso blog para obter mais dicas de organização financeira!

Rodrigo Faro

Reduza o valor da sua dívida
em até 50%
Negociamos e quitamos!

Faça uma simulação agora.

...
Newsletter

Se inscreva aqui: